sábado, 6 de junho de 2015

Um furinho no pé...

Um furinho no pé...

Para que serve o teste do pezinho?

A triagem neonatal, também conhecida como teste do pezinho, costuma ser realizada entre o 3º e o 7º dia de vida, ou o mais breve possível. É um exame laboratorial simples que tem como objetivo pesquisar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, como por exemplo, o retardo mental.

É realizado justamente no calcanhar por ser uma parte do corpo bastante vascularizada e de fácil recolhimento do material (algumas poucas gotinhas de sangue). Não se preocupe seu filho não vai sofrer e estará sendo submetido a um exame que pode prevenir o desenvolvimento de uma série de doenças graves e até salvar a vida dele. 

O teste do pezinho chegou ao Brasil na década de 70 para identificar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito.  Em 1992, o teste se tornou obrigatório em todo o território nacional. Atualmente, a versão básica do teste, oferecida na rede pública de saúde de todo o país, detecta seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase. As duas últimas da lista foram incorporadas ao teste em novembro de 2013.

Aqui na Imunovida é oferecido o teste do pezinho da CTN. Este teste oferece uma ampliação no diagnóstico de doenças, a versão PLUS comtempla, além das 6 doenças oferecidas na rede pública, inclui, também, a toxoplasmose congênita e galactosemia.

A versão MASTER pode identificar mais de 30 distúrbios diferentes, sendo ainda possível incluir outros 4 exames opcionais.



Abaixo está a maneira correta da coleta do exame. 




 
1. Teste Master: 6 círculos
2. Teste Plus: 4 círculos
3. Teste Ampliado: 3 círculos
4. Teste Básico: 2 círculos
5. Exames Opcionais: 6 círculos
6. Para triagem neonatal por Espectrometria de Massa em Tandem (MS/MS) é necessário pingar gotas de sangue em um segundo papel-filtro, preenchendo 2 círculos cheios. 


8. Uma vez concluída a coleta de sangue, é necessário pressionar a área puncionada com um algodão limpo e/ou coloque uma bandagem anti-séptica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...