quinta-feira, 19 de maio de 2016

Você já ouviu falar em Herpes Zoster?



  O vírus varicela-zóster (VVZ) causa duas doenças diferentes: a varicela (catapora) e o herpes-zóster (cobreiro), que pode ocorrer décadas após a infecção primária

.
  A complicação mais temida do VVZ é a neuralgia pós- -herpética, que cursa com dor crônica (> 90 dias de duração), por vezes, limitadora da qualidade de vida.
  Durante a vida, um indivíduo pode ter mais de um episódio de herpes-zóster. As complicações da doença podem ser neurológicas, oftalmológicas, cutâneas e viscerais (em casos mais raros).

  A vacina herpes zoster (atenuada) é indicada para as seguintes condições:
» Prevenção de herpes-zóster;
» Prevenção de NPH (neuralgia pós-herpética);
» Prevenção de dor aguda e crônica.

   Quem está em risco de desenvolver o herpes- -zóster? 
  No Brasil, o contato com o vírus ocorre no início da infância.
  Um estudo que incluiu crianças e adolescentes de 1 a 15 anos, de escolas públicas no Estado de São Paulo, observou alta proporção de soropositivos na faixa etária de um a três anos de idade, ascendendo até os dez anos e mantendo-se em cerca de 90% a partir dessa idade.
  A prevalência em cinco regiões (Salvador, Fortaleza, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) variou de 88,7% em Fortaleza a 99,5% em Curitiba.
  Quase todos os adultos do Brasil estão sob risco de desenvolver herpes-zóster.
   A idade é o fator de risco principal de desenvolvimento da doença: com ela, a incidência e o nível de gravidade do herpes-zóster aumentam.Dos 1 milhão de casos novos por ano, cerca de 70% ocorrem em adultos com 50 anos ou mais.
   Aos 85 anos de idade, em torno de 50% dos indivíduos terão desenvolvido herpes-zóster.
  De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o risco geral de desenvolver herpes-zóster durante a vida é de aproximadamente um em três.

  Durante a vida, pode ocorrer mais de um episódio de herpes- -zóster. Muitos indivíduos são acometidos por ele mais de uma vez, o que demonstra que tê-lo não garante proteção contra episódios futuros da doença.



fonte:Atualização em herpes-zóster -Dra. Rosana Richtmann CRM-SP 50.470 » Médica Infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. » Presidente da Sociedade Paulista de Infectologia.





Bruna Abdo é Enfermeira e Responsável Técnica da Clinica de Vacinação ImunoVida, adora participar da saúde, cuidado e desenvolvimento de todas as pessoas  que frequentam a clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...