quinta-feira, 2 de junho de 2016

Dengue, a importância da vacina.

  A Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode ser causada por 4 tipos de vírus (1 a 4). Estima-se que 400 milhões de pessoas no mundo são infectadas anualmente, dentre as quais 2 milhões, principalmente crianças, desenvolvem a dengue hemorrágica, uma forma grave da doença.
  Fatores como o aumento da urbanização, a mobilidade das populações e as alterações climáticas que aumentam o raio de ação dos mosquitos vetores criaram o ambiente perfeito para a expansão da dengue. Nos últimos 50 anos, a dengue se espalhou e, se antes estava presente em alguns países, hoje é endêmica em 128 países, onde vivem aproximadamente 4 bilhões de pessoas. Da mesma forma, a incidência da dengue aumentou 30 vezes nesse mesmo período. fonte:file:///C:/Users/User/Downloads/ComunicadoImprensaVacinaDengue%20(3).pdf

   
A Vacina
   A vacina contra dengue do laboratório Sanofi Pasteur já está no Brasil desde março de 2016, será comercializada a partir de julho,a demora para disponibilizar a vacina ao publico é devido avaliação da Câmara de Regulação de Medicamentos, órgão interministerial que avaliza os preços de remédios novos, determine o preço de venda do produto.
A fábrica desta vacina fica na região de Lyon, na França, e tem capacidade para produzir 100 milhões de doses por ano. Além do Brasil, a vacina está aprovada no México, El Salvador, Filipinas e Paraguai.Esta vacina é o resultado de mais de duas décadas de pesquisa, com base em 25 estudos clínicos em mais de 15 países em todo o mundo. Mais de 40.000 voluntários participaram no programa de ensaios clínicos da vacina contra dengue (Fase I, II e III), dos quais 29.000 voluntários receberam a vacina. 

Eficácia
   O artigo do New England Journal of Medicine NEJM, datado de 27 de julho de 2015, apresentou resultados de uma nova análise combinada de eficácia e segurança na vacinação de indivíduos com idade a partir de 9 anos nos dois estudos de Fase III da vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur. A nova análise registrou que a vacina protege 66% desses indivíduos contra a dengue, proporcionando ainda maior proteção contra duas manifestações clínicas relevantes da dengue, como a dengue grave (93%) e a prevenção de internações por causa da dengue (80%), que representam o maior impacto social e econômico da dengue em países endêmicos. Em suma, a vacina candidata contra a dengue protegeu os participantes do estudo com idade a partir de 9 anos que foram anteriormente expostos à dengue (82%), bem como aqueles que ainda não haviam contraído a dengue (52,5%).
   A vacina é indicada para indivíduos entre 9 a 45 anos de idade, são três doses com intervalos de 6 meses cada.
   A Organização Mundial da Saúde (OMS) se referiu à vacina contra dengue como parte essencial dos esforços integrados de prevenção necessários para reduzir de maneira significativa a carga da doença em todo o mundo. A OMS fez um apelo para reduzir a mortalidade por dengue em 50% e a morbidade em 25% até 2020 nos países endêmicos.
   Aguardamos ansiosamente, mas não deixando de combater o mosquito. 



Bruna Abdo é Enfermeira e Responsável Técnica da Clinica de Vacinação ImunoVida, adora participar da saúde, cuidado e desenvolvimento de todas as pessoas  que frequentam a clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...