quinta-feira, 18 de junho de 2015

Meu bebê nasceu!!! E agora?



   Os bebes chegam ao mundo apenas com os anticorpos adquiridos da mãe. Nos primeiros meses de vida esses anticorpos são dissipados e, aos dois meses de idade, a criança está com menor nível de imunoglobulina. A partir daí o bebê começa a produzir seus próprios anticorpos, por meio de estímulos ambientais, vacinação e outros estímulos.

   Ao nascer seu bebê deve receber duas vacinas de suma importância: a vacina contra Hepatite B que será aplicada nas primeiras 12 horas após o nascimento e a vacina contra tuberculose, a BCG-Id.

   A vacina BCG-Id protege contra Tuberculose e Hanseníase.
  Tuberculose é uma doença transmissível de pessoa para pessoa pela saliva (tosse, espirro, fala) e afeta principalmente os pulmões.
A doença é especialmente grave em crianças pequenas, desnutridos e pacientes aidéticos. A melhor maneira de se prevenir da tuberculose é através da vacinação

  Como a aplicação é feita de preferencia no bracinho direito, o ideal é que fique uma cicatriz após a evolução da vacina; a injeção é por via intradérmica (aplicada entre as camadas derme e epiderme da pele).
   “Deve ser aplicada em dose única da BCG-Id. Uma segunda dose da vacina está recomendada quando, após 6 meses da primeira dose, não se observa cicatriz no local da aplicação.Em relação à Hanseníase, em comunicantes domiciliares de hanseníase, independente da forma clínica, uma segunda dose pode ser aplicada com intervalo mínimo de seis meses após a primeira dose.”- http://www.sbp.com.br/src/uploads/2015/02/calendario-vacinal2015-2.pdf
     A lesão vacinal evolui da seguinte forma: 
-da 1ª à 2ª semana: mácula avermelhada com enduração de 5 a 15 mm de diâmetro.
-da 3ª à 4ª semana: pústula que se forma com o amolecimento do centro da lesão, seguida pelo aparecimento de crosta.
-da 4ª à 5ª semana: úlcera com 4 a 10 mm de diâmetro.
-da 6ª à 12ª semana: cicatriz com 4 a 7 mm de diâmetro
   Mamãe, não use nenhum tipo de medicamento na casquinha nem a retire.
O tempo de evolução da vacina é de seis a doze semanas, podendo demorar até 24 semanas para completar o ciclo. Eventualmente pode haver recorrência da lesão, mesmo depois de ter ocorrido completa cicatrização.
   A vacina BCG-ID pode causar eventos adversos locais como: 
a-úlcera com diâmetro maior que 1 cm;
b-abscesso subcutâneo frio;
c-abscesso subcutâneo quente;
d-linfadenopatia regional supurada;
e-cicatriz quelóide;
f-reações lupóide.

E também eventos adversos regionais e sistêmicos, que na maioria das vezes são decorrentes do tipo de cepa utilizada, da quantidade de bacilos atenuados administrada, da técnica de aplicação e da presença de imunodepressão congênita ou adquirida.
Devemos sempre nos certificar que a profissional de enfermagem esteja habilitada para realizar este procedimento.
   Além disso, essa vacina é contraindicada em pessoas com sorologia positiva para HIV que apresentem sintomas. Recomenda-se adiar a vacinação com BCG em recém-nascidos com peso inferior a 2.000 gramas e que apresente alguma infecção de pele no local da injeção.
Qualquer hipersensibilidade aos componentes de uma vacina a torna contraindicada, e poderá ocorrer reação anafilática após tomar uma das doses.

   Agora vale lembrar que todas as vacinas devem ser indicadas pelo pediatra do bebê, e principalmente a BCG-Id deve-ser acompanhada na sua evolução.



Bruna Abdo é Enfermeira e Responsável Técnica da Clinica de Vacinação ImunoVida, adora participar da saúde, cuidado e desenvolvimento de todas as crianças que frequentam a clínica.

Atende na Rua Humaitá, 1078 – Araçatuba - SP

Bibliografia:













Um comentário:

  1. Olá meu nome é Islan eu tenho 20 anos e tomei a vacina junto com um primo pra prevenir a doença, já havia tomado na infância,já fazem quase 3 meses e não sara, a do meu primo quase não se vê mais a marca, gostaria de saber se isso é normal? Email:Islangds@hotmail.com

    ResponderExcluir

...