terça-feira, 30 de junho de 2015

Meningites, você sabe como ocorrem?

Meningites, você sabe como ocorrem?

      É uma doença que atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas.  Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactérias, podendo também serem causadas por fungos. 
As principais causas são bactérias como a Neisseria meningitidis, o Haemophilus influenzae do sorotipo B e o Streptococcus pneumoniae.

De 5% a 15% da população mundial pode ser portadora e transmissora da Neisseria meningitidis, mas não apresentar nenhum sintoma, podendo infectar grupos mais suscetíveis como crianças e idosos.

Quais os principais sintomas?
Nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados apresentando febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e irritabilidade. Uma vez que os exames tenham comprovado que trata-se de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com as outras viroses.
As meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção pode estar se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta. Nos bebês, a moleira fica elevada.

Importante: os sintomas característicos dos quadros de meningite viral ou bacteriana nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer. Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência.
A mortalidade pode ocorrer em 5% a 10% dos casos mesmo com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Sem tratamento a mortalidade aumenta para 50% dos casos. E também pode resultar em sequelas como: danos cerebrais, perda de audição ou dificuldade de aprendizagem em cerca de 15% dos sobreviventes.

Transmissão
Ocorre através de contato de uma pessoa para outra pela tosse, espirro e pelas mãos sujas, isto é, vias fecal-oral, oral-oral, respiratória.
Como prevenir?
  •  Lavar as mãos frequentemente – ao chegar do trabalho, antes de preparar, servir ou comer alimentos: depois de usar o banheiro, após auxiliar uma criança a utilizar o banheiro, após trocar fralda, após limpar o nariz, tossir ou espirrar, e ainda proteger o nariz e a boca com o braço, ao espirrar ou tossir.
  • Não secar as mãos em toalhas úmidas. Em local coletivo utilizar de preferência toalhas descartáveis.
  • Manter o ambiente limpo e arejado.
  • Alimentos: lavar e desinfetar as frutas e verduras.
  • Limpar os reservatórios de água de abastecimento com solução clorada.
  • Utilizar filtro ou bebedouro para água potável.
  •  Desinfetar filtros e bebedouros regularmente com água clorada.
  •  Separar os utensílios de uso individual, em especial das crianças.
Vacinação
As vacinas são específicas para diferentes agentes etiológicos. 
As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização (PNI/MS) são:
·         Vacina Pentavalente: protege contra meningite e outras infecções causadas pelo H. influenzae tipo b. Também confere proteção contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
·         Vacina BCG: protege contra as formas graves de tuberculose (miliar e meníngea).
·         Vacina meningocócica conjugada C: protege contra doença invasiva causada por N. meningitidis do sorogrupo C.
·         Vacina pneumocócica conjugada 10-valente: protege contra doenças invasivas e outras infecções causadas pelo S. pneumoniae dos sorotipos 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F.

Existem mais vacinas na rede particular, além das disponíveis no PNI.
  •  Vacina meningocócica conjugada contra os sorogrupos ACW-135Y – protege contra doenças invasivas causadas por N. meningitidis dos sorogrupos A, C, W135 e Y;
  •   Vacina meningocócica do sorogrupo B – protege contra doenças invasivas causadas por N. meningitidis do sorogrupo tipo B (vacina recém chegada ao Brasil - maio/2015);
  •    Vacina pneumocócica conjugada 13-valente: protege contra doenças invasivas e outras infecções causadas pelo S. pneumoniae dos sorotipos1, 3, 4, 5, 6ª, 7F, 9V, 14, 18C, 19ª, 19F, 23F.
Só lembrando... As meningites mais comuns são as virais (e sempre benignas). Para estas, não existe vacina.
Converse com seu médico, tire suas dúvidas...


Calendário de vacinação da Sociedade Brasileira de Imunização

Bruna Abdo é Enfermeira e Responsável Técnica da Clinica de Vacinação ImunoVida, adora participar da saúde, cuidado e desenvolvimento de todas as crianças que frequentam a clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...